Make your own free website on Tripod.com

ServicesContatoPartnersProducts                                                                              About Us
Aulas
Eventos
Logística
Diversos
Ciência
Aquário
Notas

O conteudo desta página foi registrado no INPI.
Nâo é permitido o usuo comercial ou outro sem premissão.
O infrator estará sujeito as penas de Direitos Autorais de Multas.

  

  O Texto abaixo deverá ser seguido para que os trabalhos possuam qualidade e clareza.

Roteiro para Trabalhos Acadêmicos

CAPA
   A capa deve conter o nome da instituição, o nome do trabalho, nome, número e série do aluno, nome do professor orientador e ano.

PÁGINA PRELIMINARES (OPCIONAL)
   Dedicatória: -texto breve, onde o autor registra homenagens.
   Agradecimentos: -registro de pessoas e/ou instituições que colaboraram.
   Epígrafe: -citação de um pensamento.

RESUMO
   O resumo deve ser redigido na 3ª pessoa do singular, com o verbo na voz ativa, não ultrapassando uma página, evitando-se o uso de parágrafos, formulas, equações e símbolos.
    Iniciar o resumo, deescrevendo o contexto geral, apresentar os objetivos, descrever a metodologia adotada, relatar a contribuição própria, comentar os resultados obtidos e finalmente apresentar as conclusões mais importantes do trabalho, alem de conter palavras chaves.

INDICE
   Apresenta a enumeração das partes do trabalho na ordem em que aparecem, precedido de indicativo numérico da seção/capítulo e seguido da indicação da página corespondente.

LISTA DE FIGURAS
   Deve conter relação de figuras (desenho, gráficos, esquemas, fotos, etc.) na mesma ordem de apresentação do texto com indicação da página.

NOMENCLATURA (TERMINOLOGIA, GLOSSÁRIO)
   Deve apresentar o conjunto de termos pouco conhecidos e específicos da área, em ordem alfabética, com o respectivo significado e unidades no sistema internacional de unidades (SI), separados em:

  • Latinas;
  • Gragas;
  • Sbrescritos;
  • Subscritos;
  • Abreviaturas;
  • Siglas.

Texto

Introdução
   Deve apresentar uma visão global da pesquisa, incluindo(breve histírico, importância e justificativa da escolha do tema, delimitações do assunto, formação de hipóteses e objetivos da pesquisa).

Revisão da Literatura
   O autor deve registrar seu conhecimento sobre a literatura básica do assunto,discutindo e comentando a informação já publicada. A revisão deve ser apresentada, prefeitamente, em ordem cronológica e por blocos de assuntos, procurando mostrar a evolução do tema.

Material e Método
   Deve apresentar o modo utilizado, a modelagem empregada, as simplificações necessárias, a metodologia e a descrição do método de calculo utilizado no desenvolvimento da pesquisa para que a mesma possa ser reconstituída. Deve ainda apresentar resultados dde amostras e comentários. Deve apresentar a descrição da montagem experimental, metodologia para a obtenção de resultados, análise de erros, amostra de resultados obtidos e comentários.

Resultados e Discussão
   Deve descrever detalhadamente os dados obtidos pelo autor. Normalmente são incluídas ilustrações como: quadros, tabelas, gráficos e etc.
   Deve efetuar a comparação dos dados obtidos e/ou resultados, com aqueles descritos na revisão de literatura, incluindo os comentários sobre os estudos de outros autores.

Conclusões e Sugestões para Próximos Trabalhos
   Deve finalizar o trabalho com uma resposta às hipóteses na introdução, manifestar seu ponto de vista sobre os resultados obtidos; não se deve incluir neste capítulo novos dados e equações. Alguns assuntos que foram identificados como importantes, deverão ser sugeridos como próximo trabalho.

Observações

Subdivisões
   Capítulos são enumerados em algarismos arábicos (Capítulo 5), cada capítulos pode ser dividido em seções (seção 5.1), recomenta-se utilizar no máximo três níveis (%.1.2).

Numeração das Páginas do Texto
   Numerar em algarismo arábicos desde a primeira folha (número 1) até a última, seguêncialmente sem quebras por capítulos. A numeração é colocada na ,margem inferior, centradam de cada página do texto.

Numeração das Equações Figuras e Tabelas
   Devem ser enumeradas na ordem que aparecem no texto e citassem abreviar (Figura 5.1, Equação 3.8 e Tabela 2.1).

Referências Bibliográficas
   Deve apresentar o conjunto de documentos citados no texto em oredem alfabética de sobrenomes do autor ou ordem numérica (conforme citado no texto). Recomenta-se a observação da Norma de Referências Bibliográficas da ABNT (NBR 6023 e NB 66).

Anexo
   Para não quebrar a sequência lógica do texto, o autor pode apressentar tabelas, quadros e outras informações em anexos. Os anexos são enumerados com algarismos romanos maiúsculos (Anexo I).

Apêndice
   Quando houver necessidade pode-se apresentar como apêndice documento(s) auxiliar(es) e/ou complementares como: legislação, estatutos, gráficos, tabelas e etc. Os apêdices são enumerados com letras maiúsculas (Apêndice A)

A Folha
   Margem esquerda, direita, superior e inferior com 25mm, folha A4 e fonte Arial

 

 
Todos os direitos reservados 2004. http://edsonrodrigues.tripod.com.br Designed by AdesDesign.net
Início